Pular para o conteúdo

Henry Füssli

maio 22, 2009

Füssli foi o principal pintor de Shakespeare no Romantismo. Suas características partilham do sublime em arte. Para o sublime, segundo Worringer, a natureza é um ambiente hostil em que o homem tem consciência de sua solidão e individualidade. É interessante observar que Verdi possuía o mesmo interesse pela obra de Shakespeare, o que faz o compositor criar um ópera com mesmo tema do quadro de Füssli. Falstaff, tema de ambos, é um sujeito gordo e enganador, que passa por cima de todos para obter o que deseja. Não paga seus empregados, tenta enganar mulheres casadas de olho nas heranças de seus maridos e por aí vai.
As obras de Füssli é comum observar o belo sombrio tão comum no perky goth. Observar como uma cultura gótica com herança medieval e românica se desenvolve em movimentos como o Sturm und Drang (tempestade e ímpeto). E como o Romantismo faz uma leitura diferente das referências clássicas como uma espécie de homenagem, pois esses referenciais clássicos não cabem mais no heroísmo do iluminismo. Daí essas imagens que parecem clássicas, porém são demasiado grotescas. O rosto de Falstaff é semelhante à uma máscara deformada (isso sinaliza também a deformidade de seu caráter).
As pinceladas dos Românticos também eram agressivas, carregadas de força. À semelhança do movimento Sturm und Drang, o místico, o selvagem e o espontâneo são facilmente percebidos. Empfindung, o efeito da emoção podia ser sentido em obras que iam de Turner à Jacques-Louis David. O zeitgeist que abdicava do antigo regime e abria o caminho para os novos tempos, onde o homem pudesse efetivamente participar. O Romantismo é o marco inicial da arte moderna.

Veja mais obras de Füssli:

http://www.tate.org.uk/britain/exhibitions/gothicnightmares/infocus/

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

jimgoforthhorrorauthor

Horror author. Extreme metal fanatic. Husband. Father.

vamosparalondres

um autoguia para a minha viagem à capital britânica

REQUADRO

Just another WordPress.com site

Supernova de Estilos

Um espaço para arte, moda, música, textos e tudo o que for interessante e novo (ou vintage)!

blog da Revista Espaço Acadêmico

Revista Espaço Acadêmico, ISSN 1519-6186 – ANO XVII - Mensal - Conselho Editorial: Ana Patrícia Pires Nalesso, Ângelo Priori, Antonio Ozaí da Silva, Carlos Serra, Celuy-Roberta Hundzinski, Eliel Machado, Elisa Zwick, Eva Paulino Bueno, Henrique Rattner (in memoriam), Josimar Priori, Luiz Alberto Vianna Moniz Bandeira (in memoriam), Paulo Cunha, Raymundo de Lima, Renato Nunes Bittencourt, Roberto Barbato Jr., Rogério Cunha de Castro, Rosângela Praxedes e Walter Praxedes. Editor: Antonio Ozaí da Silva

palavrasecoisas.wordpress.com/

Comunicação, Subculturas. Redes Sociais. Música Digital. Sci-fi

Felinne Criações

Bastidores dos trabalhos, projetos, e vida Felinne ;)

Drunkwookieblog

Porque esperar pelo G.R.R Martin não dá

Lembrar ou Esquecer?

Depois de um tempo...

A CASA DE VIDRO

Plugando consciências no amplificador! Um projeto de Eduardo Carli de Moraes.

%d blogueiros gostam disto: