Saxon Live to Rock
Eu lembro que quando o Guitar Hero apareceu, eu lecionava Artes para turmas de ensino médio (1º e 3º ano) e 7ª e 8ª séries, foi uma grande revolução porque meninos e meninas jogavam Guitar Hero e muitos devem ter tomado conhecimento da existência de algumas bandas através do jogo. Aqui na minha cidade, no auge da onda faziam campeonatos de Guitar Hero. O Saxon, uma das bandas que mais admiro, aproveitou a onda do Guitar Hero e gravou a música “Live to Rock” (Into the Labyrinth – 2009), para depois lançar uma competição chamada “Riff King”, onde os fãs poderiam tocar um solo do single “Live to Rock”. O guitarrista brasileiro Cláudio Pereira venceu a competição mundial “Riff King”, conquistando o direito de tocar em um show da turnê da banda.
Para divulgação de tal competição, o Saxon lançou um videoclipe com dois adolescentes, cuja referência me lembra “Wayne’s World”, que aqui no Brasil teve a tradução infeliz de “Quanto mais idiota melhor”. No videoclipe, há um adolescente loiro e outro de cabelos pretos como no filme e o visual também é muito parecido.
Wayne’s World, a dupla Wayne Campbell e Garth Algar:
A dupla de “Live to Rock”:
A escolha dos adolescentes não foi um acaso, depois de conquistar vários fãs headbangers da era N.W.O.B.H.M. , Saxon está mais vivo que nunca nos E.U.A., Inglaterra e acredito que no Brasil também. O objetivo é angariar fãs adolescentes que não se contentam com o atual cenário da música atualmente. Quanto ao vídeo, fica clara a referência N.W.O.B.H.M. na cena em que os adolescentes cruzam com um motociclista do estilo. A referência é o Heavy Metal do início dos anos 80 e final dos anos 70 : Jaqueta de couro com franjas, calça de couro, óculos aviador escuros, cabelo longo e descolorido e a motocicleta (“Denim and leather”).
Biff Byford e o baixista Dobby, ao lado de uma motocicleta No10 da S & S Cycle’s. Byford adora motocicletas e também está com a camiseta da S & S:
Byford e Steve “Dobby” Dawson:
Cena do videoclipe:
O clássico dono de loja de game/Artigos Rock:
No clipe, o jogo que aparece como uma versão do “Guitar Hero” na tela chama-se “Riff King” e eu adorei o resultado do vídeo e também a música. A letra fala sobre gostar tanto de rock que torna-se impossível escapar dele, por isso seguir uma carreira ligada ao estilo musical ao invés de ser um advogado ou professor (Rs!) torna-se algo natural. Daí o “Live to Rock”, uma coisa que Byford e companhia tinham desde meninos (viver para o rock e gostar do gênero rock). O vídeo me fez lembrar dos meus alunos e também me identifiquei com essa perspectiva sonhadora. Enfim, adorei o vídeo!
Slash cover:
O videoclipe de “Live to Rock”: